Benefícios do óleo de abacate: descubra o que essa maravilha pode fazer!

Os benefícios do óleo de abacate vão além do sabor desta fruta deliciosa. Sua gordura saudável e antioxidante é usada frequentemente para produzir sabonetes, hidratantes, shampoos e cosméticos no geral, além do próprio óleo.

8 benefícios do óleo de abacate para sua saúde!

1. Rico em ácido oleico, uma gordura muito saudável

O óleo de abacate é o óleo natural prensado da polpa da fruta. Quase 70% do é constituído por ácido graxo oleico saudável para o coração, chamado ômega 9 monoinsaturado, sendo também o principal componente do azeite, e acredita-se ser o principal responsável por seus benefícios para a saúde.

Além disso, cerca de 12% do óleo de abacate é gordura saturada e cerca de 13% é gordura poli-insaturada.

2. Reduz o colesterol e melhora a saúde do coração

Vários estudos em animais relataram benefícios para a saúde do coração. Uma análise feita em coelhos comparou o óleo de abacate ao óleo de coco, azeite e milho. Descobriu-se que o óleo de abacate e  o azeite de oliva têm os efeitos mais benéficos em relação aos níveis de colesterol no sangue, reduzindo o LDL (ruim) e aumentando o HDL (bom).

Em ratos, o óleo de abacate pode reduzir os triglicéridos no sangue e os níveis de colesterol LDL, bem como baixar a pressão sanguínea.

3. Alto em luteína, um antioxidante que tem benefícios para os olhos

benefícios do óleo de abacate
benefícios do óleo de abacate

O óleo de abacate é uma fonte relativamente boa de luteína, um carotenoide que é naturalmente encontrado em seus olhos. Funciona como um antioxidante que traz benefícios para a saúde ocular, já que o consumo desta substância pode reduzir o risco de catarata e DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

4. Melhora a Absorção de Nutrientes Importantes

Alguns nutrientes precisam de gordura para serem absorvidos pelo seu corpo. Entre estes estão os antioxidantes carotenoides, que são pigmentos encontrados em muitos alimentos vegetais.  Normalmente, frutas e vegetais ricos em carotenos são tipicamente pobres em gordura.

Um pequeno estudo descobriu que a adição de óleo de abacate a uma salada com cenoura, alface e espinafre aumentou a absorção de carotenoides. O aumento foi substancial, de 4,3 para 17,4 mais, quando comparado a uma salada sem gordura.

5. Pode reduzir os sintomas da artrite

Artrite é uma doença que envolve inflamação dolorosa das articulações, sendo muito comum e afetando milhões de pessoas em todo o mundo.

A osteoartrite é a variação mais comum da doença e está associada com a quebra da cartilagem, nas articulações.

Numerosos estudos descobriram que extratos de abacate e óleo de soja (chamados de insaponificáveis), podem reduzir a dor e a rigidez causadas pela doença, em especial para quem sente consideravelmente o quadril e o joelho.

6. Pode ajudar a prevenir a doença das gengivas

Extratos de abacate e óleo de soja podem não apenas ser benéficos contra a artrite. Algumas evidências sugerem que essa combinação também pode ajudar a prevenir a doença periodontal, também chamada periodontite ou doença da gengiva.

Esta doença inflamatória pode incluir sintomas como gengivas vermelhas e com sangramento, mau hálito ou a quebra de ossos e tecidos ao redor dos dentes. Nos piores casos, pode causar perda dental.

De acordo com estudos, os insaponificáveis de abacate ou soja podem bloquear uma proteína chamada IL-1B.

7. Melhora a pele e melhora a cicatrização de feridas

Os ácidos graxos no óleo de abacate parecem ser benéficos para a sua pele.  Um estudo em 13 pacientes descobriu que um creme contendo óleo de abacate e vitamina B12 melhorou os sintomas da psoríase, após um período de 12 semanas de tratamento.

O óleo de abacate também tem sido estudado por sua capacidade de tratar lesões de pele, e estudos em ratos descobriram que ele pode acelerar a cicatrização de feridas.

8. Neutraliza Radicais Livres

Os antioxidantes combatem os danos celulares causados pelos radicais livres, que são resíduos do metabolismo, produzidos também em boa parte pelas mitocôndrias.  Altos níveis deles podem levar ao estresse oxidativo, contribuindo para doenças como: diabetes tipo 2 e doenças cardíacas.

Muitos tipos de radicais livres existem, mas os conhecidos como espécies reativas de oxigênio (EROs) são os mais preocupantes.

Ao fornecer elétrons aos radicais livres, os antioxidantes são capazes de neutralizá-los, impedindo-os de causar danos ao organismo.

De acordo com um estudo em ratos diabéticos, o óleo de abacate pode proteger contra os efeitos nocivos dos radicais livres ao entrar nas mitocôndrias. Uma vez lá, é capaz de neutralizá-los e impedi-los de danificar este importante órgão celular.

Gostou de saber mais sobre os benefícios do óleo de abacate? Conte-nos, você gosta desta fruta? Como costuma comer? Deixe seu comentário! ♥

Comments

comments


Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *